100%

CNM apoia as campanhas e mobilizações municipais sobre Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil

Dia 12 de junho é comemorado o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil. A data - istituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) - tornou-se um dia especifico para reflexão sobre o direito de todas as crianças à infância segura, à educação, livres da exploração infantil e de outras violações. Neste ano, a campanha internacional organizada pela OIT, está focada nos impactos dos conflitos e catástrofes sobre o trabalho infantil.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) reconhece a importância dessa data. Por isso, incentiva os gestores municipais se mobilizem e realizem eventos sobre o tema. Podem ser: manifestações, audiências, oficinas e seminários, nos equipamentos do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e da rede socioassistencial, em escolas, associações, postos de saúde, pontos de cultura, sindicatos, ONGs, em espaços públicos e privados. O objetivo é que as informações cheguem a todos da sua comunidade local.

A Confederação apoia toda e qualquer campanha e ações de divulgação e esclarecimento à população sobre os direitos socioassistenciais e de enfretamento e combate ao trabalho infantil.

Cofinanciamento federal
Com o intuito de combater o trabalho infantil no Brasil, atualmente, apenas 957 Municípios brasileiros firmaram o compromisso por meio Termo de Aceite para a execução das ações estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Aepeti), estes, recebem do governo federal aporte financeiro especifico para ser utilizado e executado nesta finalidade.

A Entidade esclarece que os gestores municipais de Assistências Social que recebem o repasse financeiro do governo federal para Ações Estratégicas do Aepeti - no âmbito do Suas - que tenham saldo acumulados neste bloco de financiamento, podem estar utilizando dessa recurso para estimular e realizar suas campanhas de conscientização para este momento. O recurso pode ser usado para confecção de materiais informativos, cartazes e panfletos, divulgação no rádio, televisão, carro de som, teatro e outros meios.

Ações e atuação
Para este dia, a Confederação chama atenção de todos os gestores municipais, secretários de assistência social e demais gestores das áreas de Cultura, Educação, Saúde, Controle Social e outros atores públicos para realizar campanhas de sensibilização, sobre a importância de se erradicar o trabalho infantil por todo o mundo.

Neste sentido, é necessário que haja esforços dos gestores municipais da Assistência Social em conjunto com toda rede socioassistencial, para desenvolver e realizar uma campanha em rede, envolvendo todas politicas publicas locais para realizar ações sociais orientativas e mobilizações social de usuários e suas famílias, quanto toda a população local.

Dia 12 de junho
A CNM esclarece que o dia 12 de junho tem o intuito de mobilizar a política de assistência social como ponto focal da rede intersetorial de enfrentamento e acompanhamento do trabalho infantil, visando a importância da participação de gestores e de técnicos de referência do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e de toda rede socioassistencial, para que ocorra o fortalecimento da Política Pública de enfrentamento à violação de direitos de crianças e adolescentes. A rede de proteção social e intersetorial se apresenta com foco e objetivo de fortalecer a gestão municipal para acelerar e acompanhar a erradicação do trabalho infantil.

A CNM lembra também que a meta para erradicação do trabalho infantil, contida nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), prevê a erradicação do trabalho infantil no mundo até 2025. Os 5.568 Municípios tem um papel fundamental para o alcance dessa meta.

Agência CNM com informações do MDS


Fonte: Portal CNM - Confederação Nacional de Municípios

Notícias

Alunos apresentam Projeto “Mãos na Terra” para os vereadores no Poder Legislativo
Alunos apresentam Projeto “Mãos na Terra” para os vereadores no Poder Legislativo

Os alunos do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Básico Bernardo Arriada, estiveram no dia 04 de outubro, na Câmara de Vereadores de Santa Vitória do Palmar, onde apresentaram para os vereadores o projeto “Mão na terra”, desenvolvido na disciplina de Geografia com a professora Rosângela Santos Pires, e apoio da coordenadora Berenice Mirapalhete Dias orientadora educacional professora Hildair e da diretora Carmen Dóris Pereira Messones e Cláudia Araújo (vice-diretora), e tem como parceiros o SENAR, EMATER e Câmara de Vereadores de Santa Vitória do Palmar.

Alunos visitam o Poder Legislativo
Alunos visitam o Poder Legislativo

Os alunos do 4º Ano B, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Castelo Branco fizeram visita as dependências da Câmara de Vereadores, no dia 06 de julho, com a coordenação das professoras Eliane e Emília. Na oportunidade os alunos foram recebidos pelos servidores do Poder Legislativo, Gallery Mello e Ari Souza, onde, explanaram do funcionamento do Poder, os vereadores Marco Antonio Rodrigues Boa Nova e Éder de Oliveira que ressaltaram do estar vereador e a carreira do agente político suas responsabilidades e ações propostas como Edis.

Encontro em Educação
Encontro em Educação

 O Poder Legislativo foi representado por seu presidente Alex Silva e o Vereador Ciro Morales Nunes no Encontro de Educação promovido pela SMED.

Painel sobre comunicação na gestão pública marca encontro na Famurs
Painel sobre comunicação na gestão pública marca encontro na Famurs

Encontro reúniu assessores de comunicação dos municípios na Famurs
Dia (07/06), aconteceu a 9ª edição do Encontro dos Assessores de Comunicação Social dos Municípios do Rio Grande do Sul. Promovido pela Famurs, as palestras e painéis do evento foram realizados até o final da tarde de quinta-feira (08/06). O evento teve como propósito qualificar os profissionais responsáveis por divulgar as ações das prefeituras gaúchas. A atividade foi realizada no auditório da Federação (Rua Marcílio Dias, 574 - Menino Deus, Porto Alegre/RS).

CNM apoia as campanhas e mobilizações municipais sobre Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil
CNM apoia as campanhas e mobilizações municipais sobre Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil

Dia 12 de junho é comemorado o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil. A data - istituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) - tornou-se um dia especifico para reflexão sobre o direito de todas as crianças à infância segura, à educação, livres da exploração infantil e de outras violações. Neste ano, a campanha internacional organizada pela OIT, está focada nos impactos dos conflitos e catástrofes sobre o trabalho infantil. A Confederação Nacional de...

Convite para sepultamento
Convite para sepultamento

O Poder Legislativo convida para o sepultamento do ex-vereador Sr. Faustino Valdi Munhoz (Dico), que será realizado amanhã (26/05) às 8 horas, no cemitério municipal, saindo o cortejo da Câmara de Vereadores.
Comunicamos com pesar o falecimento do ex-vereador Sr. Faustino Valdi Munhoz, (Dico).

XIII ERCO - Encontro Regional de Controle e Orientação
XIII ERCO - Encontro Regional de Controle e Orientação

A Câmara Municipal de Vereadores de Santa Vitória do Palmar, se fez presente através de seu presidente, vereador Alex Silva, participando dia 11 de maio de 2017, do XIII ERCO- Encontro Regional de Controle e Orientação, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado na cidade de Pelotas/RS, que teve como objetivo abordar temas relevantes e atuais de interesse da administração pública municipal. O evento foi destinado aos servidores municipais, principalmente aos gestores do Executivo e Legislativo.

Foto: divulgação.

Site em Construção
Site em Construção

O site da Câmara de Vereadores encontra-se em manutenção adequando-se as normas da Lei 12.527, de 2010 que regula o acesso à informação.
A Câmara de Vereadores está a disposição para informações que não encontram-se acessíveis através do site.